Visão geral de plotagem

Entender os termos e conceitos relativos a plotagem torna mais fácil sua primeira plotagem com o programa.

Estou imprimindo ou plotando?

Os termos imprimir e plotar podem ser utilizados de forma indiscriminada para saída de CAD. Antigamente, as impressoras geravam somente texto, e as plotadoras geravam gráfica vetorial. À medida que as impressoras foram se tornando mais potentes e capazes de gerar imagens raster de alta qualidade a partir de dados vetoriais, a distinção praticamente desapareceu.

Além da saída em papel, para a produção eletrônica de folhas de desenho múltiplas utiliza-se o termo abrangente publicar. Além disso, a funcionalidade de geração de modelos físicos em plástico e metal é denominada impressão 3D.

Gerenciador de plotadora

O Gerenciador de plotagem é uma janela que apresenta os arquivos de configuração (PC3) para cada impressora não pertencente ao sistema instalado. Os arquivos de configuração da plotadora também podem ser criados para as impressoras do sistema Windows® se você desejar usar configurações padrão diferentes das usadas pelo Windows. As configurações de plotadora especificam informações de porta, qualidade gráfica de imagens raster e vetoriais, tamanhos de papel e propriedades personalizadas que dependem do tipo da plotadora.

O Gerenciador de plotadora contém o Assistente para adicionar plotadora, que é a principal ferramenta para criar configurações de plotadora. O Assistente para adicionar plotadora solicita informações sobre a plotadora que você deseja configurar.

Layouts

Um layout representa uma folha de desenho, e normalmente inclui

  • Uma borda de desenho e um bloco de título
  • Uma ou mais viewports de layout que exibem vistas do espaço do modelo
  • Notas gerais, legendas, e possivelmente cotas
  • Tabelas e fichas

Normalmente, um arquivo de desenho contém somente um layout, mas é possível criar tantos layouts quanto necessário. Na primeira vez que você visualiza um layout ele é inicializado, e uma configuração de página padrão lhe é atribuída.

Uma vez inicializados, os layouts podem ser modificados, publicados e adicionados em conjuntos de folhas como folhas.

Configurações de página

Ao criar um layout, você especifica uma plotadora e configurações como tamanho do papel e orientação de plotagem. Essas configurações são salvas no desenho como uma configuração de página. Cada layout pode ser associado a uma configuração de página diferente.

Você pode controlar essas configurações para layouts e o espaço do modelo utilizando o Gerenciador de configuração de página. Você pode nomear e salvar as configurações de página para utilizar com outros layouts.

Se não especificar todas as configurações na caixa de diálogo Configuração da página ao criar um layout, você poderá configurar a página antes de plotá-la. Ou você pode forçar uma configuração de página quando plotar. Você pode usar a nova configuração de página temporariamente para a plotagem atual ou salvar a nova configuração de página.

Estilos de plotagem

Um estilo de plotagem é um método opcional que controla como cada objeto ou camada é plotado. Atribuir um estilo de plotagem a um objeto ou camada substitui propriedades como cor, espessura da linha e tipo de linha ao plotar. Somente a aparência dos objetos plotados é afetada pelo estilo de plotagem.

As Tabelas de estilo de plotagem reúnem grupos de estilos de plotagem e os salvam em um arquivo que posteriormente você pode aplicar ao plotar.

O Gerenciador de estilos de plotagem é uma pasta que contém todas as tabelas de estilo de plotagem disponíveis, junto com o assistente Add-A-Plot-Style.

Há dois tipos de estilo de plotagem: dependente de cores e nomeadas. Um desenho pode utilizar somente um tipo de tabela de estilo de plotagem. Você pode converter uma tabela de estilo de plotagem de um tipo em outro. Você também pode alterar o tipo de tabela de estilo de plotagem usado por um desenho depois de ter sido definido.

Para tabelas de estilo de plotagem dependente de cor, a cor de um objeto determina como ele será plotado. Os arquivos de tabelas de estilo de plotagem têm extensões .ctb. Não é possível atribuir estilos de plotagem dependentes de cor diretamente aos objetos. Em vez disso, para controlar como um objeto é plotado, você altera sua cor. Por exemplo, todos os objetos em um desenho que tiverem a cor vermelha atribuída serão plotados da mesma maneira.

As tabelas de estilo de plotagem nomeado utilizam os estilos de plotagem diretamente atribuídos a objetos e camadas. Os arquivos de tabela de estilo de plotagem têm extensões . stb. Seu uso permite que cada objeto em um desenho seja plotado de maneira diferente, independentemente da cor.

Marcas de plotagem

Uma marca de plotagem é uma linha de texto adicionada à plotagem. Você pode especificar onde este texto está localizado na plotadora na caixa de diálogo Marca de plotagem. Ative esta opção para adicionar as informações específicas de marcas de plotagem — incluindo nome do desenho, nome do layout, data e hora e assim por diante — em um desenho plotado em qualquer dispositivo. Você pode escolher gravar as informações de marca de plotagem em um arquivo de registro em vez de ou além de plotá-lo

ImportanteUm arquivo de desenho ou um arquivo de modelo de desenho que foi criado com uma versão educacional, será sempre plotado com a seguinte marcação de plotagem: PRODUZIDO POR UM PRODUTO EDUCACIONAL DA AUTODESK. Blocos e refexs criados com uma versão educacional e utilizados em uma versão comercial também resultarão na plotagem de uma marca de plotagem educacional.
Procedimentos
Para plotar um desenho
  1. Clique na guia Saídapainel PlotarPlotar. No prompt de comando, insira plotar.
  2. Na caixa de diálogo Plotar, em Impressora/plotadora, selecione uma plotadora na lista Nome.
  3. Em Tamanho do papel, selecione um tamanho de papel na caixa Tamanho do papel.
  4. (Opcional) Em Número de cópias, insira o número de cópias para plotar.
  5. Em Área de plotagem, especifique a parte do desenho a ser plotada.
  6. Em Escala da plotagem, selecione uma escala na caixa Escala.
  7. Para obter mais opções, clique no botão Mais opções.

  8. (Opcional) Em Tabela de estilo de plotagem (Atribuições da caneta), selecione uma tabela de estilo de plotagem na caixa Nome.
  9. (Opcional) Em Opções de viewport compartilhada e Opções de plotagem, selecione qualquer definição apropriada.
    Observação(A marca de plotagem ocorre no momento da plotagem e não é salva com o desenho.)
  10. Em Orientação do desenho, selecione uma orientação.
  11. Clique em OK.

Para plotar no prompt de comando ao invés de em uma caixa de diálogo, use -PLOTAR.

Para ativar ou desativar a plotagem do plano de fundo
  1. Clique no menu Aplicativo  Opções.No prompt de comando, insira opcoes.
  2. Na caixa de diálogo, guia Plotar e publicar, em Opções de processamento em segundo plano, selecione ou desmarque a opção Ativar plotagem em segundo plano ao plotar.
  3. Clique em OK.
    ObservaçãoQuando plotar o plano de fundo, poderá retornar imediatamente ao desenho. Enquanto um trabalho de plotagem está sendo processado no plano de fundo, é possível verificar o status da tarefa posicionando o cursor sobre o ícone da plotadora na bandeja de status. Você também pode visualizar detalhes sobre todos os trabalhos completados na sessão atual do programa.
Para verificar o status atual de uma tarefa de plotagem processando no plano de fundo
  • Na bandeja de status, posicione seu mouse sobre o ícone de plotagem. A dica exibe o status da tarefa de plotagem.
Para cancelar parte ou toda a tarefa de plotagem que está processando o plano de fundo.
  • Na bandeja de status, clique com o botão esquerdo do mouse no ícone da plotadora. Clique em Cancelar folhas <nomefolha> ou Cancelar todo o trabalho.
Para visualizar detalhes sobre tarefas plotadas
  1. Execute um dos procedimentos a seguir:
    • Clique na guia Saídapainel PlotarExibir detalhes. No prompt de comando, insira exibirdetalhesplotagem.
    • Na bandeja de status, clique no ícone da plotadora.
  2. Na caixa de diálogo Detalhes de plotagem e publicação, visualize detalhes sobre os trabalhos plotados.
Comandos
OPCOES

Personaliza as configurações do programa.

PAGESETUP

Controla o layout da página, o dispositivo de plotagem, o tamanho do papel e outras configurações de cada novo layout.

PCINWIZARD

Exibe um assistente para importar especificações de plotagem do arquivo de configuração PCP e PC2 para a guia Modelo ou para o layout nomeado atual (espaço do papel).

PLOT

Plota um desenho para uma plotadora, uma impressora ou um arquivo.

PLOTSTAMP

Insere uma marca de plotagem em um canto especificado de cada desenho e a registra em um arquivo.

PLOTTERMANAGER

Exibe o Gerenciador de plotadora, onde é possível adicionar ou editar uma configuração de plotadora.

STYLESMANAGER

Exibe o Gerenciador de estilo de plotagem, onde é possível revisar as tabelas de estilo de plotagem.

VIEWPLOTDETAILS

Exibe informações sobre trabalhos de plotagem e publicação concluídos.

Variáveis do sistema
Variáveis de sistema
BACKGROUNDPLOT

Controla se a plotagem em segundo plano está ativada ou desativada para a plotagem e a publicação.