Aninhar e sobrepor desenhos referenciados

As referências DWG anexadas (refexs) podem ser aninhadas: ou seja, você pode anexar uma refex que contenha outra refex.

As refex podem ser aninhadas em outras refex; ou seja, você pode anexar uma refex que contenha outra refex. Você pode anexar tantas cópias de uma xref quantas quiser e cada cópia pode ter uma posição, escala e rotação diferente.

Na ilustração a seguir, master.dwg faz referência a a.dwg e b.dwg. Desenhar a.dwg faz referência a c.dwg. Em master.dwg, c.dwg é uma refex aninhada.

Você também pode sobrepor uma refex em seu desenho. Ao contrário de uma refex anexada, uma refex sobreposta não é incluída quando o próprio desenho é anexado ou sobreposto como refex em outro desenho. As refexs sobrepostas são projetadas para compartilhamento de dados num ambiente de rede. Ao sobrepor uma refex, você pode ver como seu desenho se relaciona com os desenhos de outros grupos sem alterar seu desenho ao anexar uma refex.

Na ilustração a seguir, muitas pessoas estão trabalhando em desenhos referenciados por master.dwg. A pessoa que está trabalhando em a.dwg precisa ver o trabalho que está sendo concluído pela pessoa que está trabalhando em b.dwg, mas não quer fazer refex a b.dwg porque apareceria duas vezes em master.dwg. Ao contrário, a pessoa sobrepõe b.dwg, que não está incluída quando a.dwg é referenciado por master.dwg.

ObservaçãoAo usar o recurso de desenho paramétrico, só é possível restringir objetos no desenho ao ponto de inserção de uma Refex, e não a seus objetos aninhados.

Caminhos salvos relativos e refexs aninhadas

O caminho salvo para uma refex pode ser um caminho absoluto, um caminho relativo (parcialmente especificado) ou nenhum caminho. Para uma refex aninhada, um caminho relativo sempre faz referência à localização de seu hospedeiro imediato e não necessariamente ao desenho que está aberto no momento.

Procedimentos
Para sobrepor uma refex
  1. Clique na guia Inserirpainel ReferênciaAnexar. No prompt de comando, insira anexarx.
  2. Na caixa de diálogo Selecionar arquivo de referência, selecione o arquivo que desejar anexar. Clique em Abrir.
  3. Na caixa de diálogo Referência externa, em Tipo de referência, selecione Sobreposição.
  4. Especifique o ponto de inserção, a escala e o ângulo de rotação. Clique em Especificar na tela para usar o dispositivo apontador.

    Utilizar a opção Sobrepor exclui quaisquer refexs aninhadas.

  5. Clique em OK.
Comandos
REFERENCIASEXTERNAS

Abre a paleta Referências externas.

Variáveis do sistema
Variáveis de sistema
XREFTYPE

Controla o tipo de referência padrão ao anexar ou sobrepor uma referência externa.