Visão geral de definições de padrões de hachura

Além de usar os padrões de hachura predefinidos que o AutoCAD fornece, você pode projetar e criar seus próprios padrões de hachura personalizados.

Além de usar os padrões de hachura predefinidos que o AutoCAD fornece, você pode projetar e criar seus próprios padrões de hachura personalizados. Desenvolver uma definição de padrões de hachura requer conhecimento, prática e paciência. Uma vez que personalizar hachuras requer familiaridade com padrões de hachura, isso não é recomendado para novos usuários.

Os padrões de hachura fornecidos pelo AutoCAD são armazenados nos arquivos de texto acad.pat e acadiso.pat . Você pode adicionar definições de padrões de hachura a esse arquivos ou criar seus próprios arquivos.

Um padrão de hachura personalizado tem sempre o mesmo formato, independentemente de onde a definição esteja armazenada. Ele tem uma linha de cabeçalho com um nome, que se inicia com um asterisco e não possui mais de 31 caracteres, e uma descrição opcional.

*nome-do-padrão, descrição

Ele também possui um ou mais descritores de linha da seguinte forma:

ângulo, x-origem,y-origem, delta-x,delta-y,traço-1,traço-2, …

O padrão de hachura ANSI31 mostrado na caixa de diálogo Hachura e preenchimento do limite se assemelha a:

e é definido com segue:

*ANSI31, Ferro ANSI, Tijolo, Alvenaria de pedra.
45, 0,0, 0,.125 

O nome do padrão na primeira linha, *ANSI31, é seguido por uma descrição: Ferro ANSI, Tijolo, Alvenaria de pedra. Esse padrão simples especifica que a linha deve ser desenhada em um ângulo de 45 graus, que a primeira linha da família de linhas de hachura deve passar na origem do desenho (0,0) e que o espaçamento entre as linhas de hachura da família deve ser de 0,125 unidades de desenho.

As definições de padrões de hachura seguem as seguintes regras:

  • Cada linha em uma definição de padrões pode conter até 80 caracteres. Você pode incluir letras, números e caracteres especiais sublinhado (_), hífen (-), e cifrão ($). Todavia você deve iniciar uma definição de padrão com uma letra ou número, não com um caractere especial.
  • O AutoCAD ignora tanto linhas em branco quanto texto à direita do ponto-e-vírgula.
  • Cada linha-padrão é considerada como o primeiro membro de uma família de linhas, criada através da aplicação de deslocamentos delta em ambas as direções para gerar uma família infinita de linhas paralelas.
  • O valor de delta-x indica o deslocamento entre membros da família em direção à linha. Ele é usado somente para linhas tracejadas.
  • O valor de delta-y indica o espaçamento entre membros da família, ou seja, ele é medido perpendicularmente às linhas.
  • Considera-se que uma linha tem comprimento infinito. Um padrão de traço é adicionado à linha
ObservaçãoUma linha em branco precisa ser colocada antes da última definição de padrão de hachura em um arquivo PAT. Se uma linha em branco não for colocada após a última definição de padrão de hachura, a última definição de padrão de hachura não será acessível ao criar um preenchimento de hachura.

O processo de hachura consiste em expandir cada linha da definição do padrão para sua família infinita de linhas paralelas. Todos os objetos selecionados são verificados para intersecções com qualquer destas linhas; qualquer intersecção faz com que as linhas de hachura sejam ativadas e desativadas como definidas no estilo de hachura. Cada família de linhas de hachura é gerada paralela a uma linha inicial com uma origem absoluta para garantir o alinhamento.

Se uma hachura muito densa é criada, o AutoCAD pode rejeitar a hachura e exibir uma mensagem indicando que a escala de hachura é muito pequena ou que o comprimento do traço é muito curto. É possível alterar o número máximo de linhas de hachura definindo a variável de ambiente MaxHatch usando (setenv "MaxHatch" "n") onde n é um número entre 100 e 10000000 (dez milhões).

Observação Ao alterar o valor de MaxHatch, você deve digitar MaxHatch com o formato de maiúsculas e minúsculas mostrado a seguir.
Procedimentos
Para criar um padrão de hachura simples
  1. Abra o arquivo acad.pat ou acadiso.pat em um editor de texto que salve no formato ASCII.
  2. Criar uma linha de cabeçalho que inclua um asterisco e um nome de padrão. O nome de um padrão de hachura é limitado a 31 caracteres.
  3. (Opcional) Para incluir uma descrição na linha de cabeçalho, coloque uma vírgula depois do nome do padrão e insira o texto descritivo.
  4. Criar uma linha de descrição que inclua
    • Um ângulo no qual a linha é desenhada
    • Um ponto de origem X,Y
    • Um delta-x de 0
    • Um delta-y de qualquer valor
Comandos
ADCENTER

Gerencia e insere conteúdo, como blocos, xrefs e padrões de hachura

FILL

Controla o preenchimento de objetos, como hachuras, sólidos 2D e polilinhas largas

HACHURA

Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma hachura-padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de gradiente

HATCHEDIT

Modifica uma hachura ou preenchimento existente.

SOLID

Cria triângulos e quadriláteros com preenchimento sólido.

Variáveis do sistema
Variáveis de sistema
FILLMODE

Especifica se hachuras, preenchimentos, sólidos 2D e polilinhas largas serão preenchidas.

HPANG

Define o ângulo para novos padrões de hachura.

HPBOUND

Controla o tipo de objeto criado pelos comandos HACHURA e LIMITE.

HPDOUBLE

Especifica a duplicação de padrão de hachura para padrões definidos pelo usuário.

HPNAME

Define o nome padrão do padrão de hachura.

HPSCALE

Define o fator de escala do padrão de hachura.

HPSPACE

Define o espaçamento da linha do padrão de hachura para padrões definidos pelo usuário.