Configuração dos balões de referências personalizados

O AutoCAD Mechanical oferece a possibilidade de configurar balões de referências de forma personalizada usando blocos e atributos.

Para criar um balão de referência de forma personalizada, você deve criar a forma personalizada e, a seguir, no lugar em que deseja que apareça o texto do balão de referência, deve inserir um atributo.

Para criar um balão de referência de forma personalizada, primeiro você deve criar a geometria de referência numérica (a forma personalizada) e, a seguir, na posição em que deseja que apareça o texto do balão de referência, deve colocar um atributo. O nome de identificador do atributo deve ser o mesmo que o nome da propriedade do componente que você deseja exibir no balão de referência. Caso necessário, é possível inserir mais de um atributo. Finalmente, você deve criar um bloco e adicionar-lhe a geometria de referência numérica de forma personalizada e os atributos.

É possível criar blocos para os balões de referências personalizados no desenho atual ou em um desenho externo. É possível definir o balão de referência personalizado como o estilo de balão de referência padrão.

Um mesmo desenho pode conter tanto balões de referências com base nas normas como balões de referências personalizados. Na caixa de diálogo Configuração da lista de materiais, selecione o estilo do balão de referência padrão que você deseja utilizar para a maioria dos balões de referências. Depois de criar balões de referências, é possível editá-los e alterar seu estilo para um balão de referência com base em normas ou personalizado.

Procedimentos
Para criar blocos para balões de referência personalizados
  1. Crie uma geometria para o balão de referência personalizado.
  2. Clique na guia Início painel suspenso Bloco Definir atributos. Na solicitação Comando, insira ATRDEF.
  3. Coloque os atributos na posição na qual deseja exibir o texto do balão de referência. Os identificadores dos atributos devem coincidir com a propriedade do componente que deseja que exiba o balão de referência.
  4. Utilize o comando BLOCO para converter a geometria e os atributos em um bloco.
Para definir um balão de referência personalizado como estilo de balão de referência padrão
  1. No prompt de comando, insira AMOPTIONS.
  2. Selecione a guia AM:Padrões.
  3. Na lista Elementos padrão, clique duas vezes em Balão de referência. É exibida a caixa de diálogo Configuração da lista de materiais.
  4. Na guia Balão de referência, na seção Estilo padrão, selecione Personalizado. A lista suspensa junto à Personalizado passa a estar disponível.
  5. Se o bloco que será utilizado como balão de referência personalizado está no desenho atual, selecione o nome do bloco na lista suspensa.

    Se o bloco está em outro arquivo:

    1. Na lista suspensa, selecione Procurar.
    2. Abra o arquivo que contém os blocos. Os nomes dos blocos aparecem na lista suspensa.
    3. Na lista suspensa, selecione o nome do bloco.
  6. Na seção Estilo padrão, clique em . É exibida a caixa de diálogo Parâmetros de Balão de referência.
  7. Na seção Conexão da chamada de detalhe, selecione a posição da conexão da chamada de detalhe.
  8. Clique em Ok até que sejam fechadas todas as caixas de diálogo.
Para configurar como são distribuídos os balões de referências
  1. Na solicitação de comando, insira AMOPTIONS.
  2. Na caixa de diálogo Opções, clique na guia AM: Normas.
  3. Na lista Elementos padrão, clique duas vezes em Balão de referência. Aparece a caixa de diálogo Configuração da lista de materiais.
  4. Na seção Estilo padrão, clique em . Aparece a caixa de diálogo Parâmetros do balão de referência.
  5. Na caixa Espaçamento horizontal, especifique a distância horizontal que deve ser mantida quando os balões de referências são alinhados automaticamente.
  6. Na caixa Espaçamento vertical, especifique a distância vertical que deve ser mantida quando os balões de referências são alinhados automaticamente.
  7. Clique em Ok até que sejam fechadas todas as caixas de diálogo.
Para configurar chamadas de detalhe de balões de referências
  1. Na solicitação de comando, insira AMOPTIONS.
  2. Na caixa de diálogo Opções, clique na guia AM: Normas.
  3. Na lista Elementos padrão, clique duas vezes em Balão de referência. Aparece a caixa de diálogo Configuração da lista de materiais.
  4. Na seção Estilo padrão, clique em . Aparece a caixa de diálogo Parâmetros do balão de referência.
  5. Na lista Extremo, selecione o extremo.
  6. Na lista Cor, selecione a cor.
    ObservaçãoPara adquirir a forma de extremo e a cor de chamada de detalhe dos parâmetros principais, selecione o elemento da lista denominado “Por NomeDaNormaDeEsboçoAtual”.
  7. Clique em Ok até que sejam fechadas todas as caixas de diálogo.
Comandos
Caixa de diálogo Parâmetros do balão de referência

Utilize esta caixa de diálogo para configurar os parâmetros padrão dos balões de referências.

Revisão

Exibe o nome e a revisão da norma que controla os parâmetros padrão dos balões de referências.

Balão de referência

Fornece opções para configurar o aspecto dos balões de referências baseados em normas. Estas opções não estão disponíveis se o estilo de balão de referência for definido como um balão de referência personalizado.

 

Tipo de balão

Exibe uma paleta de balões de referências baseados em normas predefinidas. A seleção atual está em uma caixa. Clique em um balão de referência para defini-lo como valor padrão.

 

Fator do tamanho do balão de referência

Especifica o tamanho do balão de referência como um produto do tamanho de seu texto.

 

Espaçamento horizontal

Define a distância horizontal (entre os centros de dois balões de referências adjacentes) que deve ser mantida quando os balões de referências são alinhados automaticamente.

 

Espaçamento vertical

Define a distância vertical (entre os centros de dois balões de referências adjacentes) que deve ser mantida quando os balões de referências são alinhados automaticamente.

 

Extremo

Define o extremo que será utilizado para a terminação da chamada de detalhe. Aparece uma paleta com setas que cumprem as normas para facilitar a seleção do extremo desejado.

 

Ponta de seta inserida

Define o extremo que será utilizado para as chamadas de detalhe que não terminam em linhas de objetos ou no ícone de referência da peça ( ). Aparece uma paleta com setas que cumprem as normas para facilitar a seleção do extremo desejado.

 

Fixar posição de balão de referência

Bloqueia os balões de referências no lugar em que estão localizados, de forma que não serão movidos ao mover-se os objetos aos quais estão anexados.

Texto

Fornece opções para definir a altura e a cor do texto dos balões de referências baseados em normas. Estas opções não estão disponíveis se o estilo de tipo de balão de referência for definido como um balão de referência personalizado.

 

Altura

Define a altura do texto de balão de referência.

Quando a altura estiver definida em Por NomeDoPadrãoAtualDeEsboço, a altura do texto deriva dos parâmetros principais da norma de desenho atual. Se for alterado o parâmetro principal, a altura do texto é alterada automaticamente a um tamanho maior que o parâmetro de altura base.

Se a norma atual for uma norma personalizada, é possível especificar uma altura de texto não padrão. Caso contrário, o AutoCAD Mechanical obriga-o a selecionar um valor da lista.

 

Cor

Define a cor do texto de balão de referência.

Quando a cor do texto estiver definida em Por NomeDoPadrãoAtualDeEsboço, adquire a cor dos parâmetros principais da norma de desenho atual. Se for alterado o parâmetro principal, a cor do texto de balão de referência é alterada automaticamente.

ObservaçãoSe a altura do texto for alterada, a cor é alterada automaticamente para a cor padrão correspondente a essa altura do texto. As cores dos objetos de texto são definidas na caixa de diálogo Parâmetros de propriedades de objetos.

Conexão da chamada de detalhe

Define o lugar onde a chamada de detalhe é conectada ao balão personalizado. Esta opção não está disponível se o estilo do balão atual tiver o padrão como base.

Restaurar padrões

Restaura todos os parâmetros nos valores padrão para a norma de desenho atual.

Caixa de diálogo Configuração da lista de materiais

Utilize esta caixa de diálogo para configurar as propriedades do componente e os valores padrão para as listas de peças, os balões de referências e a captura de dados da lista de materiais.

Revisão

Exibe o nome e a revisão da norma que controla os parâmetros padrão das listas de peças.

Propriedades do componente disponíveis

Contém uma lista de propriedades de componente que podem ser utilizadas como colunas para listas de materiais e listas de peças. Para fazer com que uma propriedade seja visível na lista de materiais, lista de peças ou na seção de propriedades do componente das caixas de diálogo Referência da peça e Propriedades, arraste a propriedade desta lista para a lista de propriedades da guia correspondente.

 

Propriedade

Define o nome da propriedade de componente. Este nome identifica de forma exclusiva uma propriedade de componente. Este é o nome que é utilizado nas fórmulas para fazer referência a uma coluna de lista de materiais.

 

Texto de título

Define o cabeçalho de coluna que é exibido para esta propriedade, quando é utilizada como coluna em uma tabela de lista de materiais ou em uma lista de peças.

 

Tipo de dados

Especifica o tipo de dados da propriedade.

O tipo de dados de texto permite todos os carateres alfanuméricos, enquanto o tipo de dados numéricos permite somente carateres numéricos de 0 ao 9. Se for preciso armazenar um valor como 4 1/2”, deve definir o tipo de dados em Texto.

 

Valor

Especifica o valor padrão da propriedade. Ao clicar em uma célula aparece o botão . Clique em para iniciar o construtor de expressões, que ajudará a criar fórmulas e listas predefinidas (listas suspensas que contêm valores possíveis) para a propriedade. Se necessário, é possível inserir a fórmula ou a lista predefinida diretamente, sem utilizar o construtor de expressões.

Se o texto desta coluna for vermelho, quer dizer que a expressão contém um erro de sintaxe. Se executar o construtor de expressões neste momento, exibirá todas as entradas até a posição na qual foi produzida o erro de sintaxe.

ObservaçãoSomente são exibidos desta forma os erros de sintaxes em expressões de listas predefinidas.
 

Precisão

Especifica o número de casas decimais utilizado para arrendondar os dados numéricos dessa propriedade. A precisão é definida com o formato 0,000, onde o número de zeros (0) depois do ponto decimal indica o número de posições decimais que serão utilizadas.

 

Zero inicial

Especifica o número de zeros iniciais (0) que será utilizado ao exibir dados numéricos para essa propriedade. Os zeros iniciais são definidos com o formato 00,0, onde o número de zeros (0) antes do ponto decimal indica o número mínimo de dígitos que deve existir antes de um ponto decimal.
 

Travar

Impede que os dados de propriedade de componente sejam editados nas caixas de diálogo de lista de materiais, lista de peças, referência da peça e propriedades.

 

Soma

Controla se a propriedade de componente deve ser somada e exibida na barra de resultados das caixas de diálogos de lista de materiais e lista de peças.

Novo

Exibe a última linha da lista de propriedades do componente disponíveis, para permitir a adição de uma nova linha e criar assim uma propriedade de componente definida pelo usuário.

DicaÉ melhor utilizar as propriedades do componente predefinidas de Usuário 1 a Usuário 8 (disponíveis com o botão Mais), já que apresentam uma maior compatibilidade com o sistema. Por exemplo, ao criar listas de peças personalizadas, para ser possível ajustar de forma adequada o texto em colunas, devem ser utilizadas IDs de propriedades. As ID de propriedades para colunas definidas pelo usuário não são conhecidas de antemão e, portanto, não podem ser suportadas. No entanto, as ID de propriedades para as colunas predefinidas são conhecidas.

Excluir

Remove a linha selecionada na lista de propriedades do componente disponíveis. Se a propriedade for definida pelo usuário, é excluída a propriedade. Caso contrário, a propriedade é adicionada à lista de propriedades do componente predefinidas adicionais. As propriedades do componente adicionais aparecem na caixa de diálogo Mais propriedades do componente, que é exibida ao clicar no botão Mais. Este botão Excluir está disponível somente se for selecionada a linha completa.

Mais

Abre uma lista de propriedades do componente predefinidas adicionais para adicionar às listas de propriedades do componente disponíveis.

Adicionar a

Adiciona a linha selecionada na lista de propriedades do componente disponíveis à lista de propriedades da guia atualmente selecionada embaixo da lista de propriedades do componente disponíveis. Este botão não está disponível se não for selecionada uma linha completa ou se a guia atual for Balão de referência.

Guia Propriedades do componente

 

Lista de propriedades do componente

Exibe as propriedades do componente que serão visíveis nas caixas de diálogo Referência da peça e Propriedades.

   

Propriedade

Exibe o nome da propriedade de componente.

   

Exibir mensagem

Define a solicitação que é exibida para essa propriedade nas caixas de diálogo Referência da peça e Propriedades. Por exemplo, é possível definir a legenda para a propriedade Nome em inserir o nome do componente.

 

Mover para cima

Move a linha ou faixa de linhas selecionada uma posição para cima na lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Mover para baixo

Move a linha ou faixa de linhas selecionada uma posição para baixo na lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Remover

Remove a linha ou faixa de linhas selecionada da lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Sincronizar

Sincroniza a lista de propriedades do componente com a mesma lista da guia Lista de materiais. Portanto, todas as propriedades do componente visíveis na lista de componentes estarão visíveis nas caixas de diálogo Referência da peça e Propriedades.

ObservaçãoA sincronização não adiciona quantidade nem elemento.

Guia Lista de materiais

 

Lista de propriedades do componente

Exibe as propriedades do componente que serão visíveis na caixa de diálogo Lista de materiais.

   

Propriedade

Exibe o nome da propriedade de componente.

   

Alinhamento de legenda

Define como são alinhados os cabeçalhos de coluna na caixa de diálogo Lista de materiais.

   

Alinhamento de valores

Define como são alinhadas as linhas de dados na caixa de diálogo Lista de materiais.

 

Mover para cima

Move a linha ou faixa de linhas selecionada uma posição para cima na lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Mover para baixo

Move a linha ou faixa de linhas selecionada uma posição para baixo na lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Remover

Remove a linha ou faixa de linhas selecionada da lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Vista padrão

Define como são exibidos os elementos da lista de materiais por padrão.

ObservaçãoA vista padrão não é visível se trabalhar na norma GOST.
   

Expandida (somente peças)

Define a representação da lista de materiais na vista expandida, na qual os elementos da lista de materiais correspondem a peças e as peças das diferentes montagens são somadas. No entanto, as peças das montagens de referência externa não são fundidas com as peças do desenho principal nem com as de outras montagens de referência externa.

   

Estruturada

Define a representação da lista de materiais na vista estruturada, na qual as peças são agrupadas abaixo das montagens a que pertencem e somente são somadas dentro dessa montagem.

     

Usar caminho de montagem

Agrega o número do item da montagem na frente do número do item de uma peça. Por exemplo, se o número do item da montagem for 2 e o separador for “-”, os números de elemento das peças que pertencem a essa montagem serão normalmente 2-1, 2-2, etc.

     

Separador

Especifica o caractere que será utilizado como separador.

Guia Lista de peças

ObservaçãoA guia Lista de peças não é visível se trabalhar na norma GOST.
 

Lista de propriedades do componente

Exibe as propriedades do componente que estarão visíveis, por padrão, nas listas de peças.

   

Propriedade

Exibe o nome da propriedade de componente.

   

Alinhamento de legenda

Define como é alinhado o cabeçalho de coluna nas listas em peças.

   

Alinhamento de valores

Define como são alinhadas as linhas de dados nas listas de peças.

   

Largura

Define a largura de coluna para a propriedade na lista de peças.

 

Mover para cima

Move a linha ou faixa de linhas selecionada uma posição para cima na lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Mover para baixo

Move a linha ou faixa de linhas selecionada uma posição para baixo na lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Remover

Remove a linha ou faixa de linhas selecionada da lista de propriedades do componente. Este botão somente está disponível se for selecionada a linha completa.

 

Sincronizar

Sincroniza a lista de propriedades do componente com a mesma lista da guia Lista de materiais. Portanto, todas as propriedades do componente visíveis na lista de materiais estarão visíveis nas listas de peças.

 

Estilo padrão

   

Norma

Altera o estilo da lista de peças a uma lista de peças baseada em normas.

   

Exibe uma caixa de diálogo, que permite personalizar os parâmetros aplicáveis às listas de peças baseadas em normas.

   

Personalizado

Altera o estilo da lista de peças a uma lista de peças personalizada. A lista mostra todos os blocos de legendas que podem ser utilizados como listas de peças personalizadas. Se os blocos de legenda que serão utilizados estiverem em um desenho externo, selecione Procurar (a última entrada da lista).

   

Guia Balão de referência

 

Categoria

Exibe as diferentes categorias de referências ou funções que podem ser utilizadas na expressão para o texto de balão de referência. Esta opção não está disponível para balões de referências personalizados (já que a expressão que é utilizada para o texto de balão de referência está definida dentro do bloco utilizado para o balão de referência).

   

Selecionar

Exibe uma lista de referências que pertencem à categoria selecionada ou a uma lista de funções, conforme o caso.

 

Adicionar

Insere a referência selecionada na lista Selecionar na caixa Expressão. A referência é inserida no ponto de inserção da caixa Expressão. Se não houver um ponto de inserção explícito, a referência é agregada ao final de qualquer expressão existente.

 

Expressão

Define a fórmula que será utilizada para o texto de balão de referência.

 

Estilo padrão

   

Norma

Altera o aspecto do balão de referência ao definido pela norma de desenho.

   

Exibe uma caixa de diálogo que permite personalizar os parâmetros aplicáveis aos balões de referências baseados em normas.

   

Personalizado

Altera o aspecto do balão de referência a um estilo personalizado definido por meio de um bloco. Se o bloco que será utilizado estiver em um desenho externo, selecione Procurar (a última entrada da lista).

   

Restaurar padrões

Restaura todos os parâmetros nos valores padrão para a norma de desenho atual.